Ecos do GRANDE ENCONTRO (Bblog da Franssinete Florenzano)

Do blog da Franssinete Florenzano, trago ecos do GRANDE ENCONTRO!

Infelizmente, um dos ecos não tem nada a ver com o tema proposto pelo Governo. Trata-se dos posicionamentos do Vic Pires Franco, através do blog do VIC. Mas, primeiro vamos aos posts.

Assim falou Ana Júlia

Falta alguns times, inclusive os mais tradicionais da capital, fazerem sua parte. Eu fiz a minha.
(Espetando de leve os cartolas de Remo e Paysandu, e garantindo que ajudou o São Raimundo e reformará o Barbalhão, em Santarém).

Fui eleita por 143 municípios do Pará e deixarei o governo com 144 (Mojuí dos Campos deverá ser instalado em 2010). Sou contra a divisão – que não é apanágio para todos os males -. Querem que o governo federal banque grande parte da conta. E esse tema tem sido recorrentemente utilizado de forma politiqueira“.
(Reagindo a questionamento sobre a criação dos Estados do Tapajós e de Carajás).

Apoio os movimentos sociais, mas não a destruição, o vandalismo. Estamos investindo na regularização fundiária, para ter segurança jurídica. Temos 85 ações pedindo a anulação de 5 milhões de hectares de terras ilegalmente registradas. O CNJ já determinou que, agora, mandado de reintegração só em terras com georreferenciamento“.
(Mandando recado aos abusados do MST e aos grileiros que infestam o Pará).

A violência não se resolve só fazendo cadeia. O combate precisa de políticas públicas. Temos o Pró-Jovem, o Bolsa Trabalho, o Navega Pará, o Pronasci, envolvemos todas as Secretarias de Estado nessa luta.
(Sobre as providências na área de Segurança Pública)

Navegação & energia

O blog alertou a governadora para o fato de que, desde o início, a Vale deixou claro que só vai construir a siderúrgica em Marabá se o governo cuidar da infraestrutura necessária. Ou seja, se não tiver a hidrovia Tocantins/Araguaia em operação, nada feito. E a Vale sabe muito bem que a obra da hidrovia sequer obteve licença ambiental – a que havia foi anulada, e o projeto está embargado há anos por ação do Ministério Público Federal -. Há uma área de pedrais no rio Tocantins que precisa de derrocamento (modificação geomorfológica do fundo do canal, nas áreas consideradas críticas, que sofrem um desbaste necessário para garantir a navegação dos comboios-tipo, com suas cargas plenas), além de dragagem, balizamento e sinalização, serviços especializados que demandam tempo considerável para execução. A governadora respondeu que conversou recentemente com o diretor geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, e que este lhe garantiu que a hidrovia será liberada em tempo hábil.

Também questionei a respeito do linhão de Tucuruí que deverá transpor o rio Amazonas para levar energia elétrica à região da Calha Norte, cuja economia está estagnada em função do apagão que lhe impõe o sistema de usinas termelétricas, caras e poluidoras. E pontuei a necessidade premente dos municípios do Marajó de ter energia do linhão, a fim de acabar com a repugnante realidade de crianças exploradas sexualmente por um litro de óleo diesel. Ana Júlia Carepa respondeu que já começou a obra do linhão para o Marajó, acelerada por iniciativa sua, e que, como trata-se de atribuição da Eletronorte, não sabe precisar a implantação do linhão para atender a Calha Norte. Entretanto, prometeu contactar com a empresa e me dar a previsão.

Costura política

Ana Júlia Carepa disse que quer resolver ainda este mês as desavenças com o deputado Jader Barbalho. Revelou que o PMDB gerencia 85% dos recursos do PAC no Pará, através da Cosanpa, Cohab, Seop e Hemopa. Adiantou, ainda, que grande parte dos recursos que virão através dos projetos de financiamento que tramitam na Assembleia Legislativa irá para a Seop, hoje na penúria, como se sabe. Depois de se queixar da cobertura do Diário do Pará ao seu governo, declarou que encara com naturalidade as divergências e disputas – inclusive dentro de seu próprio partido, o PT -, mas defende a manutenção da aliança com o PMDB e inclusive com o PTB e o PR, que lançaram candidatura própria ao governo.

O discurso & a prática

No debate, a governadora lembrou que, quando assumiu, o acelerador linear novo, que poderia ter atendido tantas pessoas necessitadas no Hospital Ofir Loyola, estava há três anos literalmente jogado no almoxarifado da Sespa, sob a jurisdição de Valéria Pires Franco, que era secretária de Proteção Social e vice-governadora à época. O equipamento agora está sendo instalado, com acompanhamento da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).

Repto lançado
Absurda, lamentável, especulativa, uma baixaria. Considero a nota de profundo mau gosto e espero que o jornal reponha a verdade. Se existe alguma denúncia, que mostre provas para que seja apurada.
(Governadora Ana Júlia Carepa, hoje, no café da manhã com blogueiros do Pará, ao ser questionada sobre a nota veiculada ontem na coluna Repórter Diário, do Diário do Pará, acerca de caixa 2 na Sefa.)

Ana Júlia & blogueiros
O café da manhã dos blogueiros com a governadora Ana Júlia Carepa foi cordial e abriu um importante canal de comunicação do governo com a sociedade. Carlos BBarreto (Flanar), Ércio Bemerguy (Mocorongo), Marcelo Marques (Bacana), Carlos Kayath (CJK), Milton Pereira e Rui Santana (Ananindeua em Debates), Miguel Oliveira (Estado), José Carlos Lima (Blog do Zé Carlos), Wagner Okasaki (Belenâmbulo), Jorge Paz Amorim (Na Ilharga), Luiz Paulo (Observatório Eleitoral) e Uruá-Tapera fomos lá. Os secretários Paulo Roberto Ferreira, de Comunicação; Cláudio Puty, da Casa Civil; Edilson Araújo, de Governo; André Farias, de Integração; e Maurílio Monteiro, da Sedect, participaram do evento. Houve duas rodadas de debates, após explanação inicial da governadora. Detalho daqui a pouco o encontro. Agora, o que eu e um grupo ficamos conversando no corredor do Palácio dos Despachos, depois que a maioria foi embora, não conto nem sob tortura.

Tem fotos do GRANDE ENCONTRO, aqui:

Imagens do café

Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Na Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s