Ecos do GRANDE ENCONTRO (Blog do CJK)

Do blog do CJK, do mestre da observação perspicaz da política paraense, Carlos Jeha Kaiath, trago pra cá, mais um eco do GRANDE ENCONTRO!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009
O “ESQUENTA”
Sabem aquela hora em que a bateria da escola de samba está na concentração antes de entrar na avenida, o chamado “esquenta”?

No “esquenta” a bateria toca umas músicas bem animadas, bate forte os tambores, os passistas se agitam, enquanto se afinam as diferenças entre as alas da escola, a adrenalina sobe, os componentes da escola ficam agressivos e prontos para ir a guerra.

Pois foi assim que se deu o café-da-manhã dos blogs com a governadora Ana Júlia Carepa.

O governo estadual está se preparando para a guerra eleitoral, e a governadora começou a esquentar o seu discurso, sem peias na língua, testada por uma platéia mais reflexiva do que de cobranças.

=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=

Já deu para perceber entretanto que a música, digo, o discurso está bem ensaiado, cobrindo uma ampla gama dos assuntos do Estado, com amplo conhecimento dos números e de seus problemas. Quem quiser debater com a governadora nas próximas eleições, e estiver ainda com aquela imagem dos debates de 2006, da candidata que necessitava olhar para o bloquinho de anotações, pode ter uma surpresa.

Ao seu lado na mesa os secretários Edilson, Puty, André Farias e Paulo Roberto não abriram a boca, não precisaram “socorrer” a governadora em nenhum instante.

Isto aumenta a responsabilidade dos grupos que almejam o Poder. Não podem de forma alguma indicar qualquer poste para concorrer.

=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=

Mas por que começar o “esquenta” na presença dos blogeiros?

Os ideólogos palacianos demonstram que andaram estudando Gramsci, para minha surpresa. Eu pensava que a tendência petista alojada no governo do Estado fosse devota fiel e exclusiva de Trotsky, nem lessem outros autores.

Que nada!

O contato governista com os blogueiros demonstra estrategicamente uma grande sintonia com o conceito gramsciano de hegemonia, procurando dar uma primazia à sociedade civil, ao lado do controle do aparato do Estado.

Assim a blogosfera é entendida nesta concepção como um novo espaço, uma nova instituição da sociedade civil que apresenta um nexo significativo na elaboração e difusão da cultura, peça fundamental neste almejado controle do Estado.

Seria o início de um contexto mais amplo de política de alianças?

Para os ideólogos do Poder estadual, a hegemonia política de seu grupo (como de resto acontece com qualquer grupo político) significa sua capacidade de subordinar intelectualmente as demais classes, através da persuasão e da educação, sendo esta entendida em seu sentido amplo.

Para conquistar a hegemonia é necessário que o estamento petista-de-esse-ista se apresente às demais como aquela que representa e atende aos interesses e valores de toda sociedade, obtendo o seu consentimento voluntário e anuência espontânea.

Será que a melhor tática de obter e conservar o consenso das classes é servir umas tapioquinhas para os blogeiros, apóstolos de um novo tempo?! Ao menos foi uma grande iniciativa, inédita em todo o país. “Nunca antes” um governador, no caso, governadora, deu bola para a blogosfera.

=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+

Está provado então que os donos do Poder nos leem.

=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+

Senti algumas ausências, que poderiam ter apimentado e elevado ainda mais o nível das discussões.

A própria governadora afirmou seu desejo de que todos os principais blogs fossem convidados, sem critério de simpatia partidária ou política, ao contrário do que se propalou em algumas notas de jornal. Mas aí ela joga a responsabilidade por algum “esquecimento” para a assessoria de comunicação que fomulou os convites, faz parte…

=+=+=+==+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+==+=+=+=+=+=+

Vou soltar a conta-gotas nos próximos dias algumas observações. Tem muita coisa ainda a comentar.

…incidental

Much Ado About Nothing
Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Na Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s