Ecos do GRANDE ENCONTRO (Espaço Aberto)

Não conheço o Paulo Bermerguy, jornalista, dono do blog Espaço Aberto. Não conheço “pessoalmente”, bem entendido, pois, na blogosfera, daisvêis, a gente “se conhece” mais que casal com bodas de diamante!
Estendi-lhe um cumprimento cordial, em dia dolorido, no velório do Juvêncio Arruda, o Juca. Falei-lhe, mas acho que ele nem escutou, em virtude do momento, da consternação e do “não é possível”, que foi aquele dia, que o Juca o tinha como  um dos top 10, um dos the best, o maior e melhor blogueiro da blogosfera paraense.
Certa vez, Juca disse a mim e ao papai, lá no sítio: O Paulo, do Espaço Aberto, é exemplo de jornalista correto com suas convicções, honesto com suas opiniões.
Quando estávamos bolando um novo Quinta Emenda (era uma nova fase que o Mestre estava pensando – não deu tempo), o Juca sempre dizia que o rumo era o Espaço Aberto e o blog do Jeso Carneiro, outro blogueiro que me disse admirar, mas, isto é um putro papo ,para um outro post.
Assim, do Espaço Aberto, jornalista Paulo Bermerguy, trago pra cá, mais um eco do GRANDE ENCONTRO!

Governadora se reúne com blogueiros logo mais
A governadora Ana Júlia (na foto) reúne-se logo mais, a partir das 8h30, no Palácio dos Despachos, com blogueiros do Pará.
No convite feito pelo secretário de Estado de Comunicação, o jornalista Paulo Roberto Ferreira, e remetido por e-mail, informa-se que estarão em pauta “assuntos de interesse do Estado e da população e as ações do governo voltadas para o desenvolvimento do Pará.”
O encontro, exclusivo para blogueiros, segundo o convite, “é o primeiro da série Diálogo Aberto que a governadora terá com representantes da mídia em nosso Estado.”
O Espaço Aberto foi destinatário de gentil convite para mandar representante.
Mas o blog vai se fazer ausente do encontro.
As explicações e justificativas estão abaixo, em e-mail encaminhado neste domingo (22) à Secretaria de Comunicação.

—————————————–

Caro Paulo, amigo – fraterno amigo – de décadas.
Caros colegas da Secom.
O blog, antes de mais nada, pede desculpas pela demora em responder ao convite para ser fazer presente ao “Diálogo Aberto” com a governadora Ana Júlia.
Cumpre-nos, todavia, agradecer a distinção com que o Espaço Aberto foi distinguido e informar que não estaremos presente ao encontro de logo mais.
Até mesmo pelo ineditismo da iniciativa e, além disso, para dar uma satisfação não apenas à Secom e à governadora, mas aos leitores do blog, convém justificar o porquê da ausência.
Os colegas jornalistas – da Secom, inclusive – haverão de concordar que nada mais improdutivo de que entrevistas coletivas, com ou sem café da manhã.
São improdutivas tanto para o entrevistado como para o entrevistador.
Para o entrevistado, porque nunca pode se aprofundar na apreciação de assuntos que considera relevantes.
Para os entrevistadores, porque não obtêm, com a profundidade necessária, a apreciação que gostariam de obter sobre assuntos de relevância, inclusive e sobretudo os polêmicos.
Resultado: entrevistas coletivas, quando ocorrem durante cafés da manhã, acabam sendo isto: apenas um café da manhã.
Ou então, entrevistas coletivas, quando ocorrem sem cafés de manhã, acabam sendo isto: uma sessão em que todos ficamos enredados nas superficialidades, que pouco ou nada oferecem de novo ou de mais esclarecedor.
E devemos, como jornalistas, sempre ir em busca do novo e do esclarecedor, não é?
Pois esse é o motivo da ausência do pessoal aqui da redação.
É de justiça, todavia, fazer um registro.
Merecem, sem qualquer dúvida, ser ressaltadas como das mais positivas tanto a iniciativa de Secom, em reunir os blogueiros, como a disponibilidade da governadora em recebê-los.
Sua Excelência, com essa conduta, ajuda a conferir aos blogs a relevância que eles devem ter, sobretudo quando se propõem a abordar, jornalisticamente, temas de interesse público.
Blogs de cunho jornalístico, acreditamos, não devem e nem podem ter a pretensão de concorrer com outras mídias.
Eles são o que são, inclusive porque muitos são feitos por uma e apenas uma pessoa. E cada blog haverá de se firmar no conceito dos leitores na medida da credibilidade que alcançarem.
Por isso o mérito da Secom, em admitir os blogs como uma mídia ser considerada.
Por isso o mérito da governadora, em dispor-se a abrir um espaço em sua apertada agenda para conversar com blogueiros.
Ainda que ausentes, acreditamos que este é um primeiro – e importante – passo para que a transparência, sempre tão almejada, seja a marca irremovível das relações permanentes entre governantes e a sociedade que eles governam.
É isso!
E um bom café da manhã à governadora Ana Júlia e aos colegas blogueiros que com ela estiverem nesta manhã.

Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Na Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s