A ‘música’ constitucional inspiradora

Val-André Mutran, do Pelos Corredores do Planalto e do multi-Flanar, veio ali na caixinha, e disse:

“Não por isso caro Lafayette.
Vou alterar o nome, que por sinal remete ao nosso mestre Juvêncio de Arruda.
Ficou ótimo!
Abraços.”

Val-Xará, como diz o papai, é um cara generoso. Vi isto neste sábado. Do comentário dele saí para esta postagem.

Caro Val-André, obrigado, mais uma vez, pela dica.

Quando comecei com um blog mais aberto, vamos dizer assim, ainda na UOL, em 13/11/2005, o primeiro nome que pensei era este: artigo 5º. Uma alusão direta a maior (em todos os sentidos) norma legal já criada pelo homem, na minha opinião. Costumo dizer que bastaria cumprir o artigo 5º da Constituição Federal para resolvermos 90% dos nossos maiores problemas, vários deles.

Xipaia sempre foi o endereço (uma outra homenagem), e era este também o título nas primeiras 24 horas de sua existência na UOL, acontece que, dia 14/11, uma pessoa, a Cássia Zanon, jornalista e tradutora, lá nos Pampas, foi na primeira postagem e me felicitou. Já frequentava o blog dela, que tinha o nome de http://thedaybreaks.blogspot.com/ (ela depois foi parar no http://cassiazanon.blogspot.com/, e, agora, está no http://wp.clicrbs.com.br/cassiazanon/?topo=77,1, – vale o clique  – taí uma pessoa que sabe o que diz).

The Day Breaks, virou depois O dia se espatifa, já no Blogger, por sugestão do mestre dos mestres, Ricardo Freire, do Viajem na Viagem (se você parar o mouse em cima do site dele, ali ao lado, vai ver o que acho do cidadão).

The day breaks” é a primeira frase em For No One, dos 4 Jamais Outra Vez Igual:

Assim, por inspiração da Cássia (em que pese andar bastante por lá, ela nunca soube disto), o título virou Golden slumbers fill your eyes, frase que leva o título de uma das  muitas músicas dos mesmos 4 Improvavéis, e que gosto bastante.

O tempo passou, e, o amigo me passou uma letra neste sábado , em que flanamos até altas horas. E era hora de mudar*.

O Juvêncio Arruda começou com 5ª Emenda em 14/10/2005, com o Entre Sem Bater, um mês antes, portanto, do meu lá na UOL. Coincidência, já que ainda não o conhecia (coincidências que se repetiram, como o fato dele ter morado em Icoaraci, na mesma casa que, 20 anos depois, moraria; ele e o pai comprarem mercadorias do meu avô e do meu tio e por aí vai) .

Nunca perguntei pro Juca o por que do nome 5ª Emenda. Mas, é claro**, deve ser uma alusão à famosa Emenda nº 05, da Constituição Americana, que assegura aos americanos a não produzir provas contra si ficando calado (o que, nos recentes dias, não tem sido muito praticado por aqui), bem como, proibe buscas e apreensões ilegais, ou seja, direito de exercer a auto-defesa pelo silêncio – pela genialidade do Juca, ele deve ter imaginado um blog, que é excencialmente diálogo, palavra, um dizer, como meio de defesa da cidadania e de manifestação de idéias, numa visão da 5ª emenda ao contrário!

Aqui, a primeira postagem depois da alteração – Artigo 5º da Carta Maior – diz o que me inspira, num blog, o artigo 5º, e, numa visão mais de perto, parece mesmo ter a mesma musa inspiradora, caro Val-André: somos todos iguais no exercício livre da manifestação das nossas idéias, de nosso pensamentos, e, ao final, tenho o direito de me expressar ou de permanecer calado, na exata aplicação que este princípio pétreo revela.

Aliás, coisa que ele, sinceramente, fazia como poucos, muito poucos, no Brasil, como é exemplo este post dele: Café Com Jatene.

E o HD, funcionou?

Abraço forte.

*Mas, não se abandona o filho amado. Golden slumbers fill your eyes continuará pelaí.

**Ora, não foi com inspiração na 5ª Emenda da nossa Constituição, que alterou o §2º, do Art. 25, dando ao mesmo a seguinte redação: “Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.”

Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Na Geral. Bookmark o link permanente.

4 respostas para A ‘música’ constitucional inspiradora

  1. Cássia disse:

    ô, que querido. assim eu até fico sem graça. parabéns pelo 5º 😉

  2. Luiz claudio disse:

    Lafa, fiz o meu blog, APERTEM OS CINTOS…., pois depois desta frase, só Deus e os pilotos sabem! hehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s