ADIVINHA – E o prêmio vai…

Na postagem Adivinha onde é? (double bonus), continuando a séria série Adivinha, que já foi motivo para Adivinha onde é, e o que é isto, Adivinha onde é isto! 2 – a missão e Adivinha onde é isto!, perguntei:

“Que importante via de Belém é esta, que poderia tá escoando os carros, que poderia tá melhorando o trânsito, que poderia tá desestressando os belemenses, mas prefere terminar num muro?”

Resolvi inovar neste Adivinha e, assim, na caixinha de comentários, bolei um prêmio (mais pela vontade de dar presente a alguém do que criar um certâme, uma disputa), cujas regras eram:

É o seguinte, quem acertar os dois leva um pedido do China in box pra casa, com um litro de refrigerante. Dentre os seguintes:

a) Yakisoba Especial;
b) Frango ao molho oriental;
c) Chop-Suey.

Com direito a uma sobremesa:

a) Frutas Carameladas;
b) Rolinho de banana com chocolate;
c) Romeu e Julieta.

*Regra válida na área de abrangência da “entrega em casa” do China in box (Pergunta: Mas, e se eu acertar os dois e não morar na área de abrangência? Resposta: Antes de se mudar para outro imóvel, ligue para o China in box e pergunte se a entrega chega no local! :) :) )

**Eu faço o pedido. O endereço de entrega me deve ser fornecido (Pergunta: Como? Resposta: Pela caixinha de comentários. Não divulgarei, é claro.

***Pergunta: Mas se eu não gostar de China in box? Resposta: Ofereça para alguém.

****Pergunta: Mas se não tiver ninguém para presentear? Resposta: Vá ali na esquina, e pergunte para o primeiro(a) que passar se quer o presente.

*****Pergunta: Se na esquina não passar ninguém? Responde: Mande o presente para mim, pronto! :)

******Certame válido até Domingo, dia 06/12/09, 23:59 PM.

Divirtam-se! :)

O Yúdice, demonstrando ser mais uma vez um excelente observador da cidade, ac ertou este Adivinha:

Yúdice Andrade Disse:
04/12/2009 às 09:28 | Responder editar

Depois de ler o teu blog e o do Belenâmbulo, fiquei tão arrasado que quase fujo ao desafio! Mas não farei isso. Não só responderei a pergunta quanto darei a resposta certa:

A segunda foto mostra, de fato, o piso do estacionamento do Boulervard Shopping, que ganhou uma camada de tinta. Mas isto já foi respondido pelo João Paulo.

A primeira foto mostra uma ruela que, sim, poderia escoar o tráfego entre a Dr. Freitas e a Júlio César. Recentemente, especulou-se que o governo do Estado faria um acordo com a Infraero e a Aeronáutica, para transferir o aeroclube para outro lugar (Outeiro, Mosqueiro ou Marituba), ficando com aquela imensa área para construir o complexo hoteleiro do Hangar e ceder o restante para urbanização. Ali surgiriam novas quadras, com ruas ligando as avenidas acima mencionadas. E a ruazinha fotografada poderia ser uma delas.

A imagem pode ser vista na Dr. Freitas, na confluência (um pouco desviada para o lado) com a Visconde de Inhaúma, ali onde existe um semáforo e uma laje de concreto elevada em relação ao asfalto, onde no ano passado um automóvel em alta velocidade bateu e decolou, atingindo duas casas e matando seus dois ocupantes.

Fica ao lado do imóvel onde outrora funcionou a TABA – Transportes Aéreos de Belém para o Além. Enfim, acho que já forneci informações suficientes.

Reconheci de cara, porque quando houve a madrodrenagem daquele pedacinho de canal e asfaltamento da via, chamou-me a atenção o inusitado daquela rua terminando num muro.

É isto mesmo, Yúdice, ou quase isto…

Você acertou o Adivinha, o seu double bonus e vai levar o prêmio. Somente faço os seguintes reparos sobre este Adivinha.

Longe de ser apenas uma rua, esta via, objeto deste Adivinha é, na verdade…

UMA VIA URBANA QUE CORTA BOA PARTE DE BELÉM !!!

E o melhor, de uma parte da cidade em que não há escoamento, e mais, ser usada, desafogaria várias artérias de Belém, pois uniria paralelas importantes, como a Av. Pedro Álvares Cabral. Av. Senador Lemos, a Av. Antônio Everdosa, a Av. Pedro Miranda, e ainda, continuando, já na versão terra firme, continuaria ligando aquelas vias à Av. Marquês de Herval, à Av. Duque de Caxia e à Av. 25 de Setembro.

Incrível, não é mesmo?

Cabe uma explicação sobre a motivação destes Adivinha’s.

Gosto de observar as cidades. Belém era cavucada, por mim e pelo meu amigo Sílvio, primo da minha mulher.  Final da década de 80, até a metade desta década, saíamos de bicicleta, ou melhor, de bike, ‘pelaí’.

O tempo mudou. A chuva atrasou e a bandidagem cresceu. Hoje, não se pode mais fazer tal prática de amor por Belém. Sim, conhecer sua cidade é a melhor forma de preservá-la.

Eu e o Sílvio, ou mais ele do que eu, conseguíamos ajuntar mais de 100 bicicleteiros toda noite de terça, e saíamos por aí, inciando na Praça Batista Campos (alguém aí viu esta turma passando, uns 5 anos atrás pelas ruas de Belém – desculppelo barulho, ok?). Tentamos apoio da Prefeitura – ums duas motos da Guarda Municipal era o suficiente, ou do Estado, idem, mas…

…um assalto ali, outro acolá, acabou!

Destes balões pelaí irão surgir muitos Adivinha’s. Tem Adivinha de Vilas, Vielas, fechadas ou não, que, de tão incríveis, que ou você não imagina que seja em Belém, ou achará que são do Século XIX, ou do XXXI. Tem casas incríveis (você sabia que ali pela 1º de Dezembro, atual João Paulo II, ainda tem casa da época que tudo aquilo ali era uma Fazanda?!). Azulejos incríveis, detalhes incríveis e muito mais.

Em que pese a Incivilidade teimar em nos empurrar à barbárie, Belém, Mosqueiro (certo Carlos Barreto?), Benevides, Vigia, etc., tem seus encantos e suas surpresas.

Voltando.

A via urbana, em comento, é a Avenida Marginal Esquerda e, depois, Direita de Visconde do Pirajá (Canal do Pirajá).

Esta foi a razão motivadora deste Adivinha: mostrar como uma Avenida  importante para uma Capital pode, simplesmente, terminar em um muro!

Veja, no meu outro blog, as imagem, por satélite, da Av. Visconde de Pirajá!

Av. Visconde de Pirajá, um muro no meio do caminho

_______________/

Sai um Yakisoba Especial, com Romeu e Julieta de sobremesa, no capricho! (Yúdice, mande o dia, a hora e o endereço para entrega)

Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Adivinhão!. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para ADIVINHA – E o prêmio vai…

  1. Finalmente! Quase que acesso o blog à meia noite para saber da notícia!
    Vou te escrever dizendo o dia da entrega!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s