Eu e a CTBEL

Hoje, dia 12 de janeiro de 2010, aniversário de Belém, a CTBEL resolveu me presentear. Vai começar (toc toc toc) uma via esburacada, vamos dizer assim, um Caminho de Santiago ao contrário, onde o prazer não é conhecido, entre este que vos escreve e a CTBEL.

CTBEL, pra quem não sabe, é o órgão municipal que gerencia o trânsito em Belém do Pará, mas, quem mora aqui sabe que isto soa mais como piada do que como função.

Chegou uma notificação de multa, pela CTBEL. O automóvel não está, ainda, no meu nome. Peguei a notificação com o antigo proprietário e, como deve ser feito nestes casos, informei o nome, a CNH e o endereço do real condutor: EU! Não adiantou nada, a multa chegou na casa do proprietário.

A notificação está assim: “TRANSITAR COM O VEÍCULO EM CICLOVIAS, CICLOFAIXAS”. Valor da multa: R$ 574,62. Data: 21/10/2009. Uma quarta-feira, portanto.

Impossível!

Desde a segunda-feira daquela semana, dia 19, até sábado, dia 24, o carro, um jipe Engesa, 23 anos de pura graça, estava numa oficina, fazendo manutenção corretica e preventiva… coisas que todo jipeiro está acostumado, afinal, é um ser de 23 anos!

Como poderia ter cometido uma infração de trânsito, com o carro estando com o conjunto do sistema dos freios retirados, sem rodas, sem os dois diferenciais, sem o tanque e sem a parte elétrica, isto só o RECURSO que vou apresentar irá me explicar!

Ps.: Sou um cara que pensa diferente de muita gente, quando se trata de controle do trânsitol. Não acho, sinceramente, que há uma indústria de multa em Belém. Há, sim, é muito motorista mal-educado, infrator contumaz. Tal indústria, que não existe, nada mais é que o reflexo das incivilidades que diversos condutores produzem, em série, pelas ruas da Capital.

Sou a favor, inclusive, de radar. Vários deles. Sem aviso. Móveis de preferência. Um big brother nas ruas. Mas, essa não vou deixar passar… se preciso, impetrarei Mandado de Segurança. Darei notícias por aqui.

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Está na Lei. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Eu e a CTBEL

  1. Tereza Jardim disse:

    Quando eu falo em fábrica de multa, falo baseada em casos como o seu, e o da minha mãe, que já foi multada duas vezes por não uso do cinto de segurança, sendo que minha mãe usava o cinto desde quando ainda nem era obrigatório. Ela JAMAIS dirige sem o cinto, e dois bonitões autuaram-na sem nem avisar, pois se tivessem parado o carro, teriam visto o cinto no lugar.

    De qualquer forma, estou na torcida por você!

  2. Lafa, a CTBel jamais aprecia argumentações factuais, muito embora, por óbvio, devesse fazê-lo. Tens provas cabais de que o carro estava parcialmente desmontado, numa oficina? Declaração de mecânica da tua confiança não adianta. E, seja como for, o costume da JARI é indeferir e pronto. Fundamentação é algo que eles desconhecem.
    Em juízo, contudo, a coisa muda, porque o ônus da prova é de quem alega. Mas há outras dificuldades, a começar pela lentidão. Seria bom se o juizado da fazenda pública já estivesse em funcionamento, não?

    • Lafayette disse:

      Yúdice, tenho cupons fiscais de compras dos materiais e peças da época… será que o JARI conhece o princípio da verossimilhança da alegação?

  3. Recorra mesmo.
    Veja que antes de mudar-me para Brasília e conferindo o meu prontuário da CNH, tinha lá uma multa, aplicada em Belém por conduzir motocicleta sem capacete.

    Não morava em Belém nesta época e sequer tinha moto.

    Recorri e ganhei.

    Abraços e, não tenho dúvidas que você ganhará.

Deixe um comentário

