O Haiti é aqui…

As imagens do terremoto do The Big Picture – Earthquake in Haiti, associado ao jornal americano The Boston Globe (dica que pesquei do Lucas, no Flanar), dão a perfeita situação do caos e do desespero no Haiti.

Normalmente, nós do Brasil por não termos este tipo de evento da natureza (não em grande escala), não temos a noção do que é um grande terremoto.

Certa vez, conversei com uma amiga que estava em Kobe, Japão, quando um terremoto, de 7,2º Richer, arrasou aquela cidade, em 17 de janeiro de 1995.

Ela me disse que, momentos antes, dá um enjôo. Disse-lhe que achava que tinha a ver com o labirinto. este órgão, super sensível, deve sentir as ondas chegando, antes do tato  e interpreta como se a pessoa estivesse num navio, balançando, só que bem rápido. Ela me disse que, logo depois, quase que concomitantemente ao tremor, ouve-se um estrondo, um barulho de trovão, só que abafado e monumental.

Tudo treme. Tudo vibra. Ela estava numa pracinha. Viu passar uma dobra, como se fosse de tapete, passar pela rua, pelo asfalto (tipo filme mesmo!), só que este não se quebrou. Ela disse que ondulação passou e o asfalto voltou ao lugar. Ela pirou. Aí, tocaram as sirenes, e as primas dela, que são de lá, deram as coordenadas. Se safou sem nenhum arranhão.

Como disse, as imagens mostram o que, realmente acontece, num grande terremoto.

De longe (ps.: nós, aqui de Belém, não estamos tão longe assim, e com certeza, algum sismógrafo registrou algo) ficamos um pouco “AH, É MESMO” com a notícia… normalmente, por falta de conhecimento ou interesse, sempre achamos que isto é tão longe, tão fora de nossas vidas, e que, como no Haiti, em tais lugares, as pessoas levam uma vida tão diferente das nossas.

Como verão nas fotos… estamos redondamente enganados. Vejam:

Vejam, também, este vídeos no Youtube.

Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Mistérios que me afligem a alma!. Bookmark o link permanente.

3 respostas para O Haiti é aqui…

  1. Jane Murback disse:

    Muito triste, as crianças e as pessoas desoladas/assombradas pra mim são as piores imagens.

  2. Ciça disse:

    ManinhO é pq as imagens tem forca. Eu tb só fui dar conta do tamanho da tragedia quando me deparei com elas. Um dor terrível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s