O Belo que fala!

Marise Morbach, no seu 5ª Emenada:

Preconceito: saiba usar!

_____________
Quando cursava o mestrado na PUC/SP, conheci a obra de Edmund  Burke (1729-1797): Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do  belo. Esse texto me abriu  ‘os olhos’ para o poder da estética na vida política.
A disciplina era ministrada por um dos mais belos homens que já conheci: Philadelpho Menezes. Belo e um excelente professor:  o que fazia das aulas um programa imperdível.
O conteúdo desta disciplina me é de grande importancia até hoje!
Nestes últimos dias voltei  às aulas prá pensar no tema do preconceito: voltei  a Edmund Burke, agora com a leitura de um outro texto dele: Reflexões sobre a Revolução em França. Tem uma frase : “o preconceito cristaliza os hábitos“, que resume  a importância do preconceito à formação da  opinião, e sobre as ações dos indivíduos.
Para refletir sobre o preconceito nada melhor do que  visitar o blog do Luluquefala: encontro os preconceitos mais comuns, na política e no humor, cristalizados na forma grostesca com que ele se refere as mulheres e a política. Observo duas questões:  a primeira está relacionada com a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa; e a segunda com o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty.
Definir o que é belo incomoda muito ao Luluquefala: talvez porque se veja como um tipo de beleza que merece ser admirada; não é tanto quanto deveria?  A outra questão está relacionada às formas redondas, principalmente as mais rechochudas: lhe trazem um certo asco?
Ele ataca violentamente Ana Júlia Carepa, mostra fotos e ângulos nos quais as formas mais arredondadas da governadora  ficam  evidentes: caçoando as roupas coladas, o riso aberto e a sua  ‘aptidão’ para a dança. Ele mesmo ri colocando  ‘sinais’ de que está tudo muito divertido. Deseja ‘enquadrar’ Ana Júlia Carepa descrevendo seu comportamento da forma mais preconceituosa possível:  consegue o que deseja?
Ele sabe que o preconceito produz efeitos na comunicação; só  fazer rir já é uma forma de desqualificar a  governadora.
Mas o que me chamou atenção foi o tratamento que ele deu à imagem de Cláudio Puty na capa da revista Troppo: ficou muito irritado. Seu primeiro movimento foi associar  a compra da revista com   mulheres ávidas da ‘beleza’ de Cláudio Puty, – ele acha o chefe da Casa Civil bonito;  inclusive insinua que o mesmo usa da beleza para seduzir  ‘votos’. Está visivelmente incomodado com a  ‘concorrência’;  lembram: “é mais gostoso votar no Vic”.
O preconceito tem uma função muito importante na vida social:  colocar cada um em seu devido lugar. O Luluquefala usa com muita familiaridade esta função: muito esperto o Lulu! Mas está produzindo uma grande quantidade de documentos contra si; talvez no gozo que obtenha com tais postagens esteja esquecendo da enorme parcela de eleitores do sexo feminino que ficaria um tanto quanto chateada se tivesse acesso ao blog do Lulu.
Pode até  “ser mais gostoso votar no Vic“, mas nada garante que ele vá se reeleger com a parcela dos leitores que em seu blog o trata de  ‘homem corajoso’; mas que não têm coragem de subscrever  os comentários que “fazem” em seus grotescos ‘posts‘.
__________
Burke, Edmund, 1729-1797. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo; tradução, apresentação, notas: Enid Abreu Dobránsky. Campinas, SP: Pairos : Editora da universidade de Campinas, 1993.
_____.Reflexões sobre a Revolução em França. Trad. de Renato de Assumpção Faria, Denis Fontes de Souza Pinto e Carmem Lídia Richter Ribeiro Moura. Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 1982.
Postado por Marise Morbach às 23:04 7 comentários Links para esta postagem
Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Ser político. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s