Vísceras expostas do HAITI – preto só faz merda

Este é o nome do novo permeio, do novo artigo, de um novo ensaio escrito por André Costa Nunes, em seu blog, o Tipo assim… folhetim.

Excerto:

“Em 1664, um tal Msieur Parquet assenhoreou-se da ilha, em nome da França, que,  mercantilista, terceirizou sua exploração à Companhia de São Luiz, sucessora da Companhia das Índias Ocidentais. Aqui, não foi diferente, com as Capitanias Hereditárias.

Nessa época habitavam a tal Ilha os índios tainos ou aruaques ou caribes. Estes, bons navegadores, vieram do Norte da América do Sul, onde hoje se situam a Venezuela, a Colômbia, as antigas Guianas, inclusive, diz-que, há remanescentes no Brasil. Os índios araras, da região de Altamira, mais propriamente, nas imediações da Transamazônica, até o rio Iriri, afluente do Xingu. No Caribe, mesmo, não tem mais. Foram dizimados. Mortos, massacrados, ou, como a história registra, eufemisticamente, deportados, como na “Expulsão Caribenha” da Martinica.

Consta, que índio caribe, ou qualquer índio, de lá ou de cá, nunca foi boa mão-de-obra. Quando escravo tinha a péssimo costume de fugir para a liberdade.

O jeito era mesmo importar africano. Preto.

Aqui vale um esclarecimento quase sempre omitido pela história oficial. Somente a partir daí, da colonização do Novo Mundo, foi que preto virou sinônimo de escravo. O que era muito prático e conveniente. Já vinham todos diferenciados e uniformizados pela cor da pele. Com o tempo, alguns clarearam, mas não adiantava, permanecia o estigma. “Uma gota de sangue”.”

Mais, vá aqui


Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Na Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s