Um Big Bang particular!

Hoje, bem ali, logo ali, acolá, rolará um Big Bang.

Big Bang é o seguinte, em termos simples: há, mais ou menos, 13,7 bilhões de anos, tudo, todos, matéria, tempo, espaço, pensamento, amor, ódio, religião se concentravam num átimo.
Era um ponto, que nem ponto pode ser chamado pois requer entendimento de espaço, e espaço não havia, bem… era um momento, muito denso e quente (esta quentura discordo pois temperatura requer tempo e tempo não havia, mas isto é outro papo), e que, por motivo ainda estudado, começou a expandir.

Baseado na teoria da Relatividade Geral (sempre Einstein), alguns gênios, como Lemaítre (o cara era padre!) e Hubble perceberam e demonstraram que o universo se expandia, daí foi um pulo (mentira, estudos e estudos de montão) para se chegar a conclusão que tudo, voltando no tempo, deveria estar super ultra concentrado em um só momento, e que, assim, houve um grande explosão. Na verdade, o mais correto é dizer explosão térmica.

Os estudos científicos sobre o que se aconteceu milimilimilimilimilimilisegundos após o início de tal expansão é coisa de louco. Vale ler e descobrir que no princípio tudo nem era treva e nem luz, e que o hidrogênio foi a primeira obra da ‘criação’. 😉

Mas, é o seguinte. Hoje, em CERN – Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, mais precisamente no LIP- Laboratório de Instrumentação e Partículas, finalmente, duas partículas subatômicas irão colidir, e com a colisão, um Big Bang será provocado. É histórico!

Tem uma webcast, direito e à cores bem aqui: http://webcast.cern.ch/lhcfirstphysics/

Se você quiser ver o que é, olhe estes dois vídeos:

Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Mistérios que me afligem a alma!. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Um Big Bang particular!

  1. Equipe 3 pontos disse:

    Sempre algo interessante para ler e aprender, ou reaprender!

  2. Ricardo disse:

    Interessante este assunto. Há cientistas que são contra estes testes, pois não se sabe ao certo os resultados. Alguns dizem sobre um pequeno “Big bang”, outros na expansão de um buraco negro, outros na viagem no tempo (matéria que voltou a ser estudada pelo CERN) e por aí vai…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s