Fanatismo (Florbela Espanca / Fagner)

Flor Bela de Alma da Conceição foi uma poetisa com todos os ingredientes: vida curta; vida conturbada; vida livremente intricada e doída.
A mulher de seu pai, não podendo ter filhos, este resolveu ter com outra mulher, devidamente “autorizado”. Nasceu Flor Bela e seu irmão, Apeles.
Apeles foi sua grande paixão. Com a morte trágica deste, em acidente aéreo, Florbela Espanca (já sebe quem é agora?) mergulhou no seu íntimo. Divórcios, amantes, doença e três tentativas de suicídio, marcaram sua existência pessoal.
Na terceira tentativa, sua alma conturbada foi vencida. O suicídio encerra uma vida cuja obra lhe presta significado. Florbela exigiu, em sua carta de despedida, que pedaços dos destroços do avião em que o irmão morreu, fosse enterrado junto em seu caixão.

“Quero voltar! Não sei por onde vim…
Ah! Não ser mais que a sombra duma sombra
Por entre tanta sombra igual a mim!”

Fanatismo (Florbela Espanca)

Minh’ alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver
Não és sequer a razão do meu viver
pois que tu és já toda minha vida
Não vejo nada assim enlouquecida…
Passo no mundo, meu amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história, tantas vezes lida!
“Tudo no mundo é frágil, tudo passa…”
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina, fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
“Ah! podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como um deus: princípio e fim!…

Eu já te falei de tudo, mas tudo isso é pouco,
diante do que sinto.

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Música. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

