A Islândia e o Eyjafjallajoekull

Gostaria de, um dia, conhecer a Islândia, por vários motivos, mas veja só, na wiki:

A Islândia está localizada no norte do Oceano Atlântico, um pouco ao sul do Círculo Ártico, que passa pela pequena ilha de Grímsey na costa norte islandesa. Diferentemente da Gronelândia, a Islândia é considerada parte da Europa e não da América do Norte, embora geologicamente a ilha pertença a ambos os continentes. Devido a semelhanças culturais, econômicas e lingüísticas, a Islândia é muitas vezes incluída na Escandinávia. Os territórios mais próximos são a Gronelândia (287 km) e as ilhas Feroé (420 km). A distância mais curta em relação ao resto do continente europeu propriamente dito é de 970 km até a Noruega.

A Islândia é a 18ª maior ilha do mundo em tamanho, e a segunda maior ilha da Europa, atrás somente da Grã-Bretanha. O país tem 103 000 km² de área, do qual lagos e glaciares cobrem 14,3% e somente 23% é coberto por vegetação.[17] Os maiores lagos são a reserva Þórisvatn: 83–88 km² e o Þingvallavatn: 82 km²; outros lagos importantes incluem o Lögurinn e o Mývatn. O Öskjuvatn é o lago mais profundo, com 220 m.

A costa islandesa é repleta de fiordes, e é também na costa que a grande maioria das cidades estão localizadas, porque no interior da ilha além de muito frio, a combinação entre areia e montanhas o torna inabitável. As principais cidade são Reiquiavique, Kópavogur, Hafnarfjörður, Reykjanesbær, onde se encontra o aeroporto internacional, e Akureyri. A ilha de Grímsey, no Círculo Ártico, possui as habitações mais ao norte da Islândia.[18]

A Islândia tem quatro parques nacionais: o Jökulsárgljúfur, o Skaftafell, o Snæfellsjökull, e o Þingvellir, onde o promontório criou um anfiteatro natural.

Só estes detalhes, e os fiordes, já me animam. Mas, hoje, a Islândia está na boca do povo, por causa de um vulcão (dos muitos) ativo por lá, o Eyjafjallajoekull.

UM PRÊMIO PRA QUEM CONSEGUIR DIZER O NOME DESTE VULCÃO !!!

Estes palavrões são comuns na Islândia. Olha só o sobrenome da Primeiro-Ministra de lá: Sigurðardóttir!

Pois bem. O espetáculo da natureza começou já há algumas semanas, e, quarta-feira última, a erupção ganhou mais força. Mas o tal do vulcão está expelindo tanta fumaça que o tráfego aéreo do norte da Europa, principalmente no Reino Unido está prejudicado, pois o fumacê já alcança 11 km de altura! A última atividade deste vulcão no século XIX durou dois anos, daí…

Veja que as fotos (de olhar sobre o mundo):

E, um vídeo da atividade vulcânica, noturna:

Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Mistérios que me afligem a alma!. Bookmark o link permanente.

11 respostas para A Islândia e o Eyjafjallajoekull

  1. Andre Nunes Fo. disse:

    A Islândia, juntamente com a Groelândia, foi habitada por volta dos anos 1000-1200 DC, durante um super-aquecimento global, inclusive abriram pastagens na Groelândia. Após o resfriamento, a Gro foi abandonada. É um Pais muito desenvolvido, com custo de vida alto, pois praticamente tudo é importado. O Chopp custa 8 dolares segundo ouvi. Foi por um desse vulcões (Snoffels?), que entraram os esploradores do Júlio Verne em sua Viagem ao Centro da Terra.

  2. Tanto disse:

    Lafa. Todo mundo ouve falar do vulcão, mas realmente poucos sabem da Ilha. Tenho tesão por certos locais, e a islândia é um deles. Groelândia, Patagônia, Nova Zelândia. Gosto desse turismo mais natural, de paisagens cruas.

    Muito bom o texto.

  3. Francisco Rocha Junior disse:

    Lindas imagens, Lafa. Da Islândia, conheço também o Sigur Ròs. Quando voltar ao Flanar, postarei algo sobre essa banda, do qual sou fãzaço.
    Abraços.

  4. Lucas Câmara disse:

    Da Islândia também vem a Björk, pra quem gosta. Gosto do nome em inglês pra Islândia: Iceland

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s