O princío certo da incerteza.

Estou lendo por acolá que o Simão Jatene (@sjatene45) já está eleito, e, quiçá, no 1º Turno das Eleições de 2010 para o governo do Pará. Lendo que, mesmo que ele não ganhe no 1º Turno, no 2º, leva a parada da Ana Júlia (@AceleraPa). É, pode ser, aliás, hoje está bem mais provável do que improvável.

Sir Newton era um cara batuta. Quando ele escreveu “Princípios matemáticos da filosofia natural”, em 1687, colocou o mundo, de então, no eixo. Suas fórmulas equilibraram e explicaram as coisas. Era “o cara”.

Na pesquisa do Ibope/Tv Liberal deste fim de semana, Jatene(PSDB) está com 43% e Ana Júlia(PT),  com 30%. Só contando os votos válidos, fica, Jatene 51% e Ana Júlia 36%. E, se fosse no 2º Turno, Jatene 47% e Ana Júlia 31%.

A galera do Jatene já conta com a vitória certa. No Twitter, já há até clima de despedida.

Em 1905, Einstein, publicou sua famosa e magnífica Teoria da Relatividade Especial. Neste ano, disse que a luz era composta por matéria, partículas (mais precisamente, por fótons). Esta idéia revolucionária impactou na época, mas não tanto. A turma científica estava mais deslumbrada com a citada teoria relativa.

Somente acho que, ainda, não é hora de se estourar rojões e Champagne Cristal Brut Louis Roederer.

Quem acompanha os humores de uma Eleição no Brasil, sabe que aqueles cinco últimos dias, antes do dia da votação, são cruciais. Os esquemas, os métodos, a logística destes dias fazem muita diferença, seja para J, seja para A. Ainda mais em se tratando de, novamente como se vê, uma polarização acentuada neste ano: PT x PSDB.

E tem um outro fator que não pode ser desprezado: Jader Barbalho.

O Alemão Werner Heisenberg, físico, era uma cara legal. Porém, pegou tudo isso e colocou o “mundo” em um outro patamar, o da Física Quântica. Newton já era!

E, neste ano, tem um subfator importante, aliás, um caso raro de que o subfator supera o fator-mãe: O Jader está com seu registro eleitoral indeferido para esta Eleição.

Como se sabe, o TSE indeferiu o registro eleitoral do Jader Barbalho. Ele está aguardando seu recurso ao STF.

A situação de Jader pendurado influencia no 1º e no 2º Turnos.

Heisenberg sacou que, quando no mundo “daqui de fora”, no macro, era perfeita e newtonianamente possível se prever as posição de qualquer objeto, apenas analisando seus básicos vetores, espaço, tempo e velocidade, e até com o desconhecimento de um deles, observou que, no “mundo” de dentro, do muito pequeno, isto era impossível.

Jader terá feito a pior movimentação de peça de sua história como cacique.

Jader não criou um terceiro voto forte (Priante seria) e corre o risco de ver barrada sua eleição ao Senado pela Justiça.

Lá no âmago da matéria, no nível dos prótons, elétrons, devido a constante agitação, na escala do átomo, tudo flutua. Assim, pode-se medir várias vezes a posição de um elétron sob as mesmas condições e todas às vezes teremos posições diferentes. É, mais ou menos, assim: Olhou, mediu e… já foi!

Jader está(ria) eleito Senador. Sem isto, deverá correr para se “proteger” de alguma forma. Se Jatene ganhar logo no 1º Turno, já era! Se Ana Julia for para o 2º Turno, com Jader pendurado, e mais, com Dilma já eleita (o que vai acontecer!), Jader corre para o PT. Melhor para o Jader, não eleito, ter o PT aqui e lá, pois, até sem mandato político, tem força para o jogo de xadrez que a Dilma e a Ana Julia precisarão.

Lá nos bastidores, na “terra do muito próximo”, mede-se estatisticamente. É assim: “Quantos por cento algo medido tem chance de está ali, acolá ou mais pra’li?”. “E, ele, estatisticamente estará ali com esta ou aquela energia?”

Agora, Jader com decisão favorável no STF, e, portanto, Senador. Dilma eleita no 1º Turno. E, Ana Julia mal das pernas no 2º Turno. Jader cruza os braços.

No “mundo” dos quanta, a confiança se esvaia. O Princípio da Incerteza impõe um novo pensamento do que é, realmente, certo, ou melhor, do que é quase certo.

Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Ser político. Bookmark o link permanente.

3 respostas para O princío certo da incerteza.

  1. Andre Nunes Fo. disse:

    O Sr. Jáder merece um prêmio Nobel. Qual?

  2. Aluísia disse:

    Kkkkkkkk!!!!! 🙂 😉

  3. Lucas disse:

    Putz, o Heisenberg me deu muito problema na minha meteórica passada pela oceanografia. Ele, o Schröedinger e o gato dele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s