Hoje, na história…

Hoje, de acordo com o SeuHistory.com, aconteceu na história:
Lorenzo Latorre assume a presidência do Uruguai

10 de março de 1876

Lorenzo Antonio Inocencio Latorre Zampen, militar, político e ditador uruguaio, presidente de fato entre 1876 e 1879 e constitucional entre 1879 e 1880. No Uruguai, no dia 10 de março de 1876 foi feita uma ampla reunião de comerciantes, latifundiários e estrangeiros residentes, que ante a acefalia no poder e a grave crise que enfrentava o país, devido em grande parte à inoperância dos governos anteriores, decidiram oferecer o poder ao Ministro de Guerra, Coronel Lorenzo Latorre. Ele aceitou e assumiu o cargo no mesmo dia da reunião com o título de “Governador Provisório”. Os objetivos principais do regime latorrista foram a conquista da paz interna, a ordem e a afirmação do direito à propriedade privada. Latorre se baseou nos progressos técnicos da época para consolidar a estabilidade política do país. Também produziu uma modernização da máquina jurídica substituindo os prefeitos por juízes letrados departamentais. Simultaneamente foram aprovados os Códigos de Procedimento Civil e Instrução Criminal em 1878, assim como o Código Rural e a criação do Registro de Embargos e Interdições.

10 de março de 1944

Edelmiro Julián Farrell foi um militar argentino que exerceu de fato a Presidência da Nação argentina desde 10 de março de 1944 a 1946, durante a chamada Revolução de 43, dirigindo assim a segunda das seis ditaduras militares que governaram o país. Graduou-se no Colégio Militar em 1907, obtendo o título de Subtenente de Infantaria. Permaneceu em um regimento alpino italiano entre 1924 e 1926. Em 1943 participou do golpe de estado durante a Revolução de 43, desempenhando os cargos de Ministro de Guerra e Vice-presidente da Nação sob o governo do General Pedro Pablo Ramírez até que este foi removido. Lá Farell assumiu a primeira magistratura do país, mas de forma interina até o 4 de junho de 1946.

10 de março de 1952

Carlos Prío Socarrás foi presidente de Cuba desde 1948 até ser deposto por um golpe militar liderado pelo militar Fulgencio Batista em 10 de março de 1952, três meses antes de que fossem convocadas novas eleições. Antes de chegar à presidência, 1944, o então presidente Ramón Grau San Martín o designou Ministro do Trabalho e depois Primeiro Ministro. Em 1 de junho de 1948 foi eleito Presidente de Cuba. Prío fugiu para os Estados Unidos apesar de regressar a Cuba em 1 de janeiro de 1959, e assim parece ter estado em havana antes que o próprio Fidel Castro. Contudo, Prío rompeu com Castro depois de que este último começasse a consolidar seu poder. Depois abandonou a ilha em 1961. Passou os últimos anos de sua vida como designer e homem de negócios em Miami. Final e tragicamente se suicidou no dia 5 de abril de 1977.
_________________/
E, de acordo com os meus pais, eu nasci em 1970. 😉
Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Na Geral. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Hoje, na história…

  1. Andre Nunes Fo. disse:

    Cametá 4 x 1 Remo……
    a propósito, parabéns!

  2. Grande Lafa!!!
    A história dos outros dias 10/03/… não fazem jus a tua história, que ainda sendo escrita, falada (para caramba), desenhada e/ou pintada nos ensina e alegra a todos.
    Felicidades pelo natalício e vida longa, pelo menos até 2052…
    Beijo enorme
    Sandro Lemanski, Lily, Sandrinho e Neném

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s