Um plebiscito de responsa!

E por falar nisso, nestes últimos dias venho pensando sobre como poderia ser realizado um plebiscito, não justo, pois, justiça é algo parecido com água, por mais que se aperte, sempre vaza entre os dedos.

O plebiscito que decidirá sobre a criação, ou não, dos Estados de Carajás e Tapajós será para todo o território, hoje, paraense. Minha opinião é que somente os eleitores das respectivas regiões deveriam votar (em homenagem da livre determinação dos povos). Mas, não será assim, como se sabe.

Também me parece certo, pelos dados estatísticos do IBGE e do TRE, que a grande maioria dos eleitores votantes no plebiscito está localizada na região que seria o, denominado, “Pará remanescente”, caso o “sim” pelas divisões prevaleça. Ou seja, serão os que irão decidir, a priori.

Em vista disto, comecei a pensar em um plebiscito de responsa!

Seria, mais ou menos, assim.

Primeiro, correria um plebiscito nas regiões que querem se separar. Do dia dos resultados, correria um mês, e teria outro, o último, para os eleitores do “Pará remanescente”.

Dependendo dos resultados, os eleitores do “Pará remanescente”, os que, a priori, irão decidir, teriam a grande responsabilidade, política, social e moral, em determinar os rumos daquelas pessoas que ali moram.

Em um painel, por exemplo, o “sim” ganha no plebiscito inicial, naquelas regiões: Os “paraenses remanescentes” decidiriam, depois de um mês de propagandas, debates, discussões etc., o futuro político daqueles homens, mulheres e crianças.

E, assim, por diante, com todas as possibilidades em jogo.

Ainda continuo pensando…

Anúncios

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Ser político. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s