(escrito em 15 de agosto de 2017)
Esse negócio de “social média x dono do estabelecimento” é algo interessante…
Lá no TERRA DO MEIO os “sociais médias” sou eu e o papai. A gente não fez curso, não entende muito dessas expressões modernas…
Tem uma legal (a gente diz que é legal para parecer ser prafrentex): Hostess.
É tipo uma pessoa que recebe e atende os clientes, resolve as questões e tal.
Lá no TERRA a gente já identificou quem é o Hostess: É o papai.
Quando estou por lá, viro isto também.
Lá no TERRA tem quem reclame. Tem quem elogie. Tem quem nem isto, nem aquilo.
Quando a pessoa reclama, a gente concorda e reclama junto, inclusive.
Quando a pessoa elogia, a gente fica corado e orgulhoso da galera.
A gente pensa assim: Elogio: a gente gosta, mas se segura para não ficar pávulo. Crítica: a gente não gosta, mas tenta analisar e rever ou reforçar procedimentos, conversar, explicar.
Mas, certa vez, em um site importante de turismo, um site mundial, inclusive, uma pessoa reclamou que o lago do TERRA tinha plantas aquáticas e muitos peixes… ah, e umas lagartas e umas tartarugas. Um horror!
Cocei-me todo e respondi (hoje, fiquei sabendo que não pode. Isto é coisa para o “social média” profissional).
Disse, mais ou menos, assim:
“Minha senhora, obrigado pelos elogios (ela tinha elogiado a comida e as atendentes), mas fiquei encucado com as críticas sobre a natureza. É um restaurante, ok, mas, ele é rural e fica na Amazônia, chão de terra, malocas de palha, panelas de barro, olho d’água, assim, não sei como resolver esta parte dos peixes, das plantas e das tartarugas.
Quanto as lagartixas, elas aparecem vez em quando, mas, se a gente tiver um pouco de paciência, elas viram borboletas”.
A gente sabe nem tudo são flores e que levar um empreendimento nas costas e ainda do tipo que atende ao público, não é nada fácil, mas, vamos ter mais paciência e ouvir uns aos outros?
É fácil, basta estar disposto para tanto.