Os dez mandamentos do violonista (por Paulinho Nogueira)

1. É necessário ser fanático. Quem for muito moderado jamais poderá ser um bom violonista. E se o violão prejudicar os estudos, não vacile. Deixe de estudar.

2. Saiba escolher o seu violão. Não exija que ele seja perfeito. Basta gostar dele. Mas se após muita insistência ainda não o tiver encontrado, é possível que o violão não goste de você. Nesse caso, aconselho-o a desistir da idéia de abandonar os estudos.

3. Não espere muito pra começar a aprender. Ou estará destinado a ser um violonista do tipo ‘não toco bem, mas arranho um pouco’. É horrível. O violão não merece esse castigo.

4. Respeite os violões nos dias de chuva. Quando o tempo está úmido, nada funciona pra ele. Violão deve ter horóscopo.

5. Jamais esqueça o violão no carro. Infelizmente, os ladrões preferem deixar o carro e levar o violão. Mas se isso acontecer, não chame a polícia. Ladrão que toca violão tem cem anos de perdão.

6. Não toque quando estiver triste. Ficará mais triste ainda.

7. Não se considere auto-suficiente. Acredite sempre que existe um acorde que você ainda não sabe. E continue procurando, mesmo que jamais o encontre.

8. Não fique se matando de tanto estudar. Toque quando tiver vontade. O violão é um companheiro, não um secretário particular. E, sempre que possível, cante com ele.

9. Mantenha a calma quando alguém lhe convidar para uma festa e acrescentar: “mas leve um violão”… Aceite o convite e, no dia da festa, mande só o violão.

10. Estime seu violão como se ele fosse a mulher amada. Trate-o com carinho, conserve-o sempre afinado e troque as cordas de vez em quando. E se um dia o amor terminar, não troque por uma sofisticada guitarra elétrica. Lembre-se do que ele representou para você.

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Música. Bookmark o link permanente.

25 respostas para Os dez mandamentos do violonista (por Paulinho Nogueira)

  1. Céli disse:

    Hein Lafa…. 10 mandamentos?? Vc ta ficando craque nisso ai…. é bom quando nos dedicamos á um hobbie… o melhor, uma arte! O ruim é quando as pessoas acham que é uma bobagem!

  2. Lafayette disse:

    É verdade. Mas meu professor diz que, aqueles que, inicialmente acham bobagem são os mesmos que, depois, pedem pra vocês animar a festa tocando o violão.

    Fazer o quê… irei e e animarei.

    😉

  3. Amauri Andrade disse:

    Gostei dos mandamentos. Acrescento até mais um: nunca troque o violão por uma mulher. Com uma mulher, dificilmente você conseguirá ter um violão, mas com um violão você poderá conseguir várias mulheres.

  4. Amauri Andrade disse:

    Os que pedem para agente levar o violão para animar as festas são muito espertos. Querem música ao vivo sem gastar nenhum dinheiro. Sempre que sou convidado, vou de mãos vazias. É meu teste de amizade para o dono da festa.

    • Lafayette disse:

      Amauri, pra você ver como Paulinho sabia das coisas.

      Uma vez que levas o violão, nunca mais poderás ir sem ele. CAso contrário, é capaz das pessoas te virarem a cara! 🙂

      Obrigado pela visita, navegue mais por aqui, tem muita coisa de músicae otras cositas mas.

      Forte abraço.

  5. Lafa
    Quando o Vinicius de Moraes, abandonou uma carreira diplomática, para se dedicar ao seu querido violão; estava apenas seguindo um dos mandamentos do saudoso Paulinho Nogueira.

    Armando Malato

  6. Dumby disse:

    Ha ha!
    Lindo, simplesmente lindo.
    Discordo da parte de não tocar quando se está triste. Para mim, pelo menos para mim, quando estou triste, ou com raiva, o violão nada faz além de me trazer de volta ao estado de sã conciência. Sinto-me feliz quando o faço.
    E somente…
    Já aprendi muito coma música. É um mundo diferente. Simples, mas diferente.
    De qualquer modo, obrigado pelos mandamentos. o/
    Flw ae man! (:

  7. leticia cristine batista disse:

    otimo EU AMO MEU VIOLAO vou comprar mais 1 e depois mais e mais vou fazer uma colecao se um estiver triste questiono o outro e nunca paro de estudar o violao tem segredo e deve ser muito amigo dele para te revelar seus segredos to aprendendo a tocar a musica do metallica nao sei o nome,faco aula de violao a 3meses eu e meu ermao YGOR depois quero aprender atocar GUITARRA

  8. Ander0608 disse:

    Shaushaush ficou muito bom.

  9. Lucas Santos disse:

    Interessante e irônico…
    Comigo aconteceu ao contrário, eu larguei a guitarra pelo violão xD.

  10. Elton disse:

    Eu sou bem promíscuo hehehe. Tenho tanto violões (nylon e aço) quanto guitarra, e a paixão por cada um deles é única e especial, justamente porque eles não competem entre si. Cada um tem a sua “voz”. As vezes você sente um feeling que nem uma guitarra ou violão de aço podem exprimir plenamente, mas o violão de nylon sim. Outras vezes o som das cordas de aço tem um brilho que pode alcançar o timbre buscado tudo depende mais da necessidade do músico.

  11. Giovane disse:

    Galera, só não gostei do lance de “Deixe de estudar” pra virar cráque… obs: na minha opinião isso só funciona para filhos de “papaizim”.

  12. ARMANDO MALATO disse:

    Giovane
    Esse lance que vc se refere, pode ser uma força de expressão do Paulinho Nogueira, para dar maior ênfase e romantismo à sua análise.

  13. Vlademir Duarte Peres disse:

    Respeito o senso humoristico do pessoal , mais o estudo do violao e coisa muito seria ainda,
    mais quando se usa o termo violonista que tem muita diferença do tocador de violao

    • ARMANDO MALATO disse:

      Concordo plenamente com seu pensamento, Wlademir, mas não leve muito à sério as palavras deste têxto, e sim o sentido amoroso como se fala deste instrumento musical, simbolo dos enamorados e inspirador de tantas paixões, no tempo das velhas e saudosas serenatas, em noites de lua cheia.

  14. Gilenio Camilo disse:

    Adorei o 9 º mandamento. Quem faz tal convite não quer um convidado mas um animador.Muito bom!

  15. concordo com todos os termos do mandamento

  16. o estudo é muito sério,portanto deve se seguir a regra a risco

  17. BENE MAIA disse:

    VEJAM EM 1991 ESTAVA CONCLUINDO MEU 1º GRAU NUM COLÉGIO AQUI EM CURITIBA QDO FUI CONVIDADO PELO DIRETOR A TOCAR VIOLÃO EM UM EVENTO, FUI E EU ESTAVA “PEDALANDO” EM MATEMÁTICA DEPOIS QUE TOQUEI EU TINHA UMA LIÇÃO DE CASA UMA SEMANA DEPOIS COMPARECI FAZER PROVA E O PROFESSOR ME PERGUNTOU: E O VIOLÃO? RESPONDI AH! ESTÁ EM CASA, FUI DURAMENTE REPREENDIDO POR ELE QDO DISSE QUE HAVIA ABANDONADO A MÚSICA. DEPOIS ME DISSE: VI VC TOCANDO VIOLÃO LÁ NO AUDITÓRIO, E EM HOMENAGEM AO SEU TOQUE DE VIOLÃO VOU CONSIDERAR ESTE TRABALHO UMA PROVA PODE IR NA SECRETARIA E REQUER SEU HISTÓRICO ESCOLAR GENTE!!! NEM QUIS ACREDITAR. NO EVENTO TOQUEI, AMOR DE TOUREIRO, SONS DE CARRILHÕES, UMA HARPA AO LUAR, TRISTESSE, AVE MARIA DE SCHUBERT ENTRE OUTRAS

  18. BENE MAIA disse:

    ESTUDEI VIOLÃO CLÁSSICO CONCLUI O 5º ANO(PAREI) ACHO QUE EM 98,99 NÃO LEMBRO, ESTOU INDO PARA O 4º ANO DO CURSO DE DIREITO. MAS C/ RELAÇÃO A VIOLÃO JÁ FUI MUITO DEDICADO PARA QUEM CONHECE CURITIBA VEJA A LOUCURA QUE JÁ FIZ POR CONTA DO PINHO QDO CURSAVA O 4º ANO DE VIOLÃO, TRABALHAVA AO LADO DO TERMINAL DO PORTÃO E PARA NÃO PERDER AULA EU POR UMAS 5 OU 6 VEZES IA PARA O CURSO A PÉ DO TERMINAL DO PORTÃO ATÉ O EDIFICIO TIJUCAS, PORQUE SE CASO EU PEGASSE O ÔNIBUS TERIA QUE VOLTAR PARA MINHA CASA DO EDIFICIO TIJUCAS ATÉ MINHA CASA, AH! MORO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, ENTÃO COMO NÃO TINHA NA ÉPOCA DINHEIRO SUFICIENTE PARA IR AO TRABALHO E DEPOIS PARA O CURSO EU FAZIA ESTAS LOUCURAS MAS PARA MIM VALEU A PENA APRENDI MUITO E ATÉ HJ LEMBRO, E EXECUTO MUITO BEM AS MÚSICAS. QUANDO RELATEI ISSO AO MEU FALECIDO PROFESSOR, ALIÁS, MEU PAI NA MÚSICA O GRANDE PROFESSOR REGINO RODAS ELE ME CHAMOU SEU GRANDE FDP! PORQUE VC NÃO ME DISSE QUE NÃO TINHA A PASSAGEM QUE EU TE DARIA PARA VC NÃO VIR A PÉ. GENTE DAVA GOSTO APRESENTAR A ELE AS MATÉRIAS ESTUDADAS AO LONGO DA SEMANA E DEPOIS TOCAR COM ELE CLARO QUE EU FAZIA O PRIMEIRO VIOLÃO ELE FAZIA O SEGUNDO, TERCEIRO, QUARTO, QUINTO O HOMEM ERA FERA NAS CORDAS.

  19. Charles Eluran disse:

    A maioria das pessoas me aturam por causa do violão então nada mais justo que aprecia-lo mais ainda

    • Meu prezado Charles Eluran.
      Admro muito a sua grande modéstia, ao dizer que as pessoas passam a lhe aturar, porque sabe dedilhar as cordas de um violão; mas confesso, que não simpatizei com o seu ponto de vista, ao se subestimar assim, sem levar em consideração, que ele (violão), é um objeto nulo, se não encontrar quem saiba manuseá-lo, tirando seus lindos acordes, cuja eficiência, você deve ser um perfeito perito, que se esconde na força de sua imensa humildade.
      Um grande abraço e parabéns por ser um violonista.
      Armando Malato

  20. Allan Kardec Martins.Tem momento que os acordes e o canto sintonizam-se. Não são todos os dias que sai um som legal.Eu acredito em TPM do violão. Valeu!

  21. Jonathan disse:

    Tá ficando craque Paulinho, realmente é grande amante do violão

Deixe um comentário