EFEITO DUNNING-KRUGER

Você já ouviu falar no “Efeito
Dunning-Kruger”?

Dois cientistas, David Dunning e Justin Kruger estudaram e realizaram vários testes práticos e teóricos sobre o que chamaram de “Superioridade Ilusória” ou “Efeito Dunning-Kruger”, como ficou conhecido, depois.

Esse estudo, na verdade, não tinha muitas pretensões, mas, mostrou-se eficiente para explicar por que muitas pessoas têm dificuldade ou, até mesmo, impossibilidade cognitiva de perceber um erro, uma mentira, uma tese, uma teoria conspiratória por mais absurda que seja.

E mais.

Que tal condição – a de não percepção – aumenta quanto mais a pessoa tem exagerada autoconfiança em sua (pouca) habilidade e conhecimento, em relações ao outro, ao grupo social que participa.

E, também, não conseguem, por conta disto, avaliar sua posição de autoridade no assunto em relação ao outro. Na verdade, sua baixa ou nenhuma autoridade.

Quando se está sob o “Efeito Dunning-Kruger”, a pessoa se encontra afetada por uma dupla condição social: chega a uma conclusao errada ou distorcida ou irreal e não consegue perceber isto, mesmo vendo, sentindo ou recebendo explicações lógicas contrárias a sua “certeza” errônea.

O estudo é de 1999 e se revelou um potente método de avaliação nas mais diversas áreas da atividade humana, da aviação ao mercado de ações.

Atualmente, esse estudo social tem sido muito usado para, tentar, explicar por qual motivo muita gente acredita em absurdos como “fraude em urna eletrônica”, “que a Lady Gaga é uma alta autoridade do Tribunal Penal Internacional, localizado em Haia e vai coordenar uma intervenção federal no Brasil”, “que a Globo é comunista”, “que mandaram prender o Ministro Alexandre de Moraes”, “que o Lula teria morrido e sido trocado por um sósia” ou “que teria sofrido um AVC” ou “infartado”, “que o Bolsonaro é honesto e patriota”.

O interessante do estudo é que este concluiu que, ninguém está escapo de sofrer ou estar sob o Efeito Dunning-Kruger, já que uma de suas características é que o atingido não consegue perceber sua situação, face sua baixa cognicidade.

Publicidade

Sobre Lafayette

Xipaia... o último dos guerreiros!
Esse post foi publicado em Na Geral e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s